CONCEITO
O espetáculo se passa no campo e na cidade grande. A principal diferença entre os dois espaços é a luz mais simbólica e romântica, no campo, enquanto que, na cidade, passamos a ter uma luz mais dura, com sombras mais definidas e cores mais neutras e frias.
A luz foi pensada toda difusa, para passar uma ideia mais lúdica, de encantamento. Há somente uma luz recortada no espetáculo – na cena final -, pois a intenção neste momento da peça é demonstrar o afastamento do ator com o espetáculo, pois neste momento os atores contam o que aconteceu, no futuro, com a personagem Maria. O espetáculo, predominantemente, é visualizado em três cores básicas: o branco, que tem a intenção de passar as cores reais dos objetos e atores e também reforçar quando os bonecos saem do campo e vão para a cidade grande, demonstrando a frieza que ela provoca; o azul, que passa uma ideia de noite e provoca sensações de leveza e poesia; e o âmbar, que vai reforçar os elementos do calor, do campo. A combinação desta cor com o azul em uma determinada cena, que é a cena das bananas, cuja música é alegre e brincante, reforça essa ideia, quando as duas bananas ficam oscilando, criando, assim, uma ação visual no espetáculo.
Ficha Técnica
Direção Geral – Izabela Nascente
Assistente de direção – Lázaro Tuim
Pesquisa visual – Rô Cerqueira
Dramaturgia – Hélio Fróes, Abilio Carrascal e Izabela Nascente
Atores/ Manipuladores – Abilio Carrascal, Adriana Brito e Eliana Santos
Concepção de bonecos, figurinos e cenário – Izabela Nascente
Confecção de Bonecos – Izabela Nascente, Marcos Lotufo, Marcos Marrom, Rô Cerqueira e Cia Nu Escuro
Confecção de Cenário – Marcos Lotufo, Izabela Nascente, Cláudio Livas, Mara Nunes e Cia Nu Escuro
Confecção de Figurino – Elmira Ignacio (Cia das Artes Canjirão)
Trilha sonora e preparação musical – Abilio Carrascal
Música original “Bananas em Chamas” – Hélio Fróes e Cristiane Perné
Iluminação – Rodrigo Assis
Direção de vídeo – Rô Cerqueira e Lázaro Tuim
Produção de vídeo – Rô Cerqueira, Rodrigo Assis, Layza Vasconcelos e Gabriel Lotufo
Edição de vídeo – Rodrigo Assis e Michael Valim
Programação de VideoMapping – Lina Lopes
Identidade Visual – Marcos Lotufo
Fotografias do espetáculo – Layza Vasconcelos
Documentário em vídeo – Sérgio Valério e Andréia Mikos (Fora da Lei)
Assessoria de Imprensa – Larissa Mundim (zeroum comunicação)
Equipe técnica – Rodrigo Assis, Hélio Fróes, Lázaro Tuim e Bruno Garajau
Direção de Produção – Lázaro Tuim
Produção – Bruno Garajau e Luana Otto (Balaio Produções Culturais)
Seminário (sociologia, feminismo e gênero) – Joana Plaza (Transas do Corpo)
Oficina de manipulação de bonecos – Paulo Fontes (Cia Gente Falante)
Workshop de teatro de animação – Marcos Marrom (Teatro do Maleiro)